A Liga de Pesquisa e Estudo em Saúde Equina (LPESE) promove no próximo sábado, dia 13 de dezembro, o Simpósio do Cavalo da Equoterapia, um encontro especial dedicado ao papel do cavalo nos processos terapêuticos. O evento será realizado às 8h, no Centro Universitário Evangélico de Goianésia (UNIEGO), e está com inscrições abertas clicando aqui. O simpósio tem como proposta oferecer uma visão ampla e aprofundada sobre o cuidado, o manejo e a importância do cavalo utilizado na equoterapia.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e desenvolvimento biopsicossocial. Por meio da interação com o animal e da estimulação proporcionada por seu movimento tridimensional, a prática contribui para melhorias no equilíbrio, coordenação motora, força muscular, postura, atenção, autoestima e autonomia.
É indicada para pessoas com diversas condições, como autismo, paralisia cerebral, deficiências intelectuais, dificuldades motoras, transtornos de aprendizagem, além de demandas sociais e emocionais. A presença do cavalo favorece vínculos afetivos e promove avanços significativos no bem-estar físico e emocional dos praticantes.
Com o propósito de aprofundar esses conhecimentos, o simpósio contará com a presença de duas profissionais de referência: a Prof.ª Naílla Dias, Médica Veterinária, especialista em Odontologia Equina e Mestre em Zootecnia; e Helena Sirhal Silva, professora universitária, equoterapeuta, mestre em Psicologia Social e Pedagoga Empresarial. As palestras abordarão cuidados, manejo, comportamento e preparação do cavalo utilizado na equoterapia, ressaltando a importância de um animal saudável, tranquilo e bem treinado para garantir a eficácia e a segurança das sessões terapêuticas.
O evento também terá participação especial da Centro de Atividades Equestres de Goianésia (CAEGO ), que compartilhará vivências e resultados obtidos por meio de seu trabalho, reconhecido por transformar realidades e promover inclusão por meio da equoterapia. A troca de experiências entre academia e prática profissional deve enriquecer a compreensão dos participantes sobre as possibilidades e impactos desse método terapêutico.
A coordenadora pedagógica de Medicina Veterinária do UNIEGO, professora Naílla Dias, reforçou o convite à comunidade: “Será uma manhã de muito aprendizado e troca de experiências, nesse tema que é tão importante na Equideocultura e também na Equoterapia. Esperamos por vocês!”
O Simpósio do Cavalo da Equoterapia promete proporcionar uma manhã de conhecimento, integração e valorização do papel fundamental do cavalo no contexto terapêutico, uma oportunidade de formação enriquecedora para a comunidade acadêmica e para todos que atuam ou desejam atuar na área.
Serviço
Evento: Simpósio do Cavalo da Equoterapia Data: 13 de dezembro Horário: 8h Local: UNIEGO Inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd8oIwfvWSnfvRTb-2fdfzjnbr_ycYPBzNhfvW4jiBMtFbB4Q/viewform
© Copyright UNIEGO 1947 - 2026